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8 dicas de como ter mais engajamento de equipes

28 de novembro de 2018

8 dicas de como ter mais engajamento de equipes

Muitas empresas têm dificuldades para conseguir aumentar o envolvimento de seus colaboradores. É seu papel, como empregador, criar condições para que seus funcionários sejam apaixonados por seus trabalhos e que cheguem todos os dias entusiasmados a fim de realizar as atividades cotidianas. O engajamento de equipes se tornou cada vez mais fundamental.

Claro, é praticamente impossível que alguém não tenha um dia ruim em que, por algum motivo, esteja triste ou desanimado. Mas os esforços devem ser no sentido de que esses dias não tenham grande impacto no resultado e que, inclusive, os demais membros do time ajudem a superar esses problemas.

Todos devem se envolver para manter a energia do ambiente sempre alta. Isso é fundamental, pois, não é incomum observar que um só funcionário descomprometido tem o poder de influenciar negativamente a todos.

Dar foco no engajamento de equipes e encontrar maneiras de aumentar a sinergia entre pessoas e objetivos da empresa é, sem dúvidas, uma excelente forma de atingir melhores resultados. A busca deve priorizar métodos que se adaptem às necessidades e motivações exclusivas de cada funcionário, de forma até individualizada.

Quando a empresa consegue evoluir nesse sentido, os impactos são diversos. Inclusive, essa é uma das principais ações voltadas à redução de turnover, um dos mais importantes indicadores de RH. Quando o número de colaboradores desligados de seu empreendimento aumenta, seja por terem sido dispensados ou porque pediram para sair, você certamente perde dinheiro e tempo.

Para ajudar nesse processo de aumentar o engajamento, neste artigo compartilhamos oito dicas que podem ajudar a concluir essa missão de manter seus colaboradores sempre engajados e vestindo a camisa da empresa. Confira!

1.   Desenvolva uma cultura que priorize e valorize as pessoas

Se você busca o engajamento real de seus colaboradores e não quer que isso seja apenas um discurso, é hora de começar a incentivá-los a praticar um estilo de vida equilibrado entre o trabalho e sua vida pessoal.

Trabalho demais, sem tempo para se dedicar à família, aos estudos e aos hobbies, transformam as pessoas em meras peças de engrenagem, que podem falhar a qualquer momento. Descubra as responsabilidades de seus funcionários e considere iniciativas que permitam equilibrar trabalho e vida pessoal com mais facilidade.

O ser humano é complexo, repleto de anseios e expectativas. Ações que servem para motivar alguns não necessariamente se aplicam a todos. Criar um ambiente de trabalho que faça as pessoas se sentirem valorizadas, ouvidas e colaborativas é fundamental nesse processo.

2.   Esteja aberto a flexibilizações

Um dos segredos sobre como aumentar o engajamento no ambiente de trabalho é dar flexibilidade aos seus empregados. Na medida do possível, isso dá a eles a liberdade de ajustar seus horários de trabalho ou localização para atender melhor às suas necessidades.

Ainda persiste a ideia de que o colaborador que não está sob constante supervisão não atinge os níveis esperados. Isso é um mito. Em vários países, há uma organização do trabalho com foco em resultados, em que se deposita a confiança nos empregados e eles garantem as entregas.

Quando são dadas possibilidades de trabalhos mais flexíveis, em relação ao horário, locais e atividades, as pessoas tendem a ser mais produtivas, felizes e comprometidas, pois gostam de manter essas condições. Hoje existem tecnologias de gestão de pessoas que facilitam esse tipo de iniciativa.

3.   Peça e dê feedbacks

O feedback é, sem dúvidas, um dos principais instrumentos para incentivar o que está indo bem e para corrigir o que precisa melhorar. Quando você pede feedbacks aos seus trabalhadores, aumenta sua capacidade de identificar problemas e é possível alinhar suas estratégias às expectativas deles.

Por exemplo, não adianta muito você oferecer benefícios voltados à educação, se seus colaboradores estão insatisfeitos com suas políticas de transporte e mobilidade.

O parecer dos funcionários permitem que você conheça mais sobre seus estilos de vida, como se relacionam com os colegas, sobre o que acham da carga de trabalho e outros. Quando você pede o feedback de seus colaboradores, eles sentem que a opinião deles é importante para a empresa.

Dá mesma forma, se não há uma cultura de feedback por parte dos líderes e gestores aos empregados, estes ficam perdidos e sem saber se estão indo na direção correta. Entender esse retorno como uma ferramenta de desenvolvimento é primordial para a evolução e para manter todos no mesmo barco. Os canais de comunicação devem sempre estar abertos para que todos tenham liberdade para opinar.

4.   Seja sempre autêntico, mas respeitoso

Lembre-se sempre de que um relacionamento sincero entre os funcionários, gerentes e acionistas motiva a confiança e constrói o senso de colaboração. Tente fazer sempre o seu melhor para que as relações não sejam artificiais. As pessoas precisam confiar em você!

Quando os funcionários percebem que a empresa é um ambiente no qual estão seguras, passam a ser mais abertos, a agir de forma clara e honesta, o que é benéfico de uma maneira geral.

5.   Ofereça boas condições físicas de trabalho

Ir ao trabalho todos os dias pode ser uma experiência cansativa, principalmente depois de um tempo. Isso piora quando o ambiente no local de trabalho não é acolhedor e estimulante.

É importante que os empresários se atentem a isso e tentem fazer o que for possível para que o espaço físico seja confortável, ergonomicamente pensado e que reflita o branding de sua empresa. É claro, o nicho de atuação precisa ser levado em consideração. Talvez seja muito ousado colocar uma rede e uma mesa de sinuca em um escritório de advocacia.

Mas você pode começar com o básico, por exemplo, eliminando pontos de baixa iluminação ou consertando o ar condicionado, se for o caso. Tornar o ambiente de trabalho propício é definitivamente uma maneira rápida de aumentar o engajamento dos funcionários.

6.   Atue como mentor e desenvolva líderes

Uma iniciativa muito importante para aumentar o engajamento de equipes é se tornar uma referência para seus funcionários e incentivar os diretores e gerentes a também adotar essa postura. Há alguns chefes que não se posicionam como líderes e não se importam em ajudar seus subordinados porque estão ocupados demais com a carga de trabalho atual ou não mesmo não acham ser isso importante.

O bom exemplo é uma das melhores maneiras de conseguir que as pessoas façam o que precisa ser feito. Ao se colocar nessa posição de ajudar aos funcionários que estão enfrentando problemas, independentemente de quão ocupado você esteja, você se demonstra empático e com certeza colherá frutos. Você deve concentrar seus esforços em ser um líder inspirador e fazer com que aqueles que ocupam posições de liderança também sejam.

7.   Invista em endomarketing

Endomarketing é uma iniciativa corporativa de desenvolver ações análogas ao seus esforços de marketing voltados a conquistar clientes, porém, realizadas internamente. O objetivo principal do endomarketing é dar publicidade aos colaboradores a respeito das políticas da empresa, de eventuais programas que ela esteja desenvolvendo e, assim, trabalhar para que a sua imagem seja sempre positiva.

É muito comum empresas gastarem muito dinheiro visando atrair consumidores, mas se esquecerem de que são seus funcionários que entregam os resultados. Essa equação precisa ser balanceada. As pessoas gostam de se sentir parte do time, de sempre estar em contato com os valores que a empresa acredita e de saber que seus propósitos estão alinhados. O endomarketing é o caminho.

8.   Agradeça, sempre

Por fim, uma das maiores chaves para aumentar o engajamento de seus colaboradores é simplesmente dizer sempre “obrigado”! Ao agradecer pelo trabalho de cada um deles, você demonstra que valoriza os esforços realizados. Afinal, tais esforços contribuem para o crescimento contínuo da sua empresa. Trata-se de uma atitude banal, mas muitas vezes negligenciamos pela rotina corrida do dia a dia.

Um reconhecimento da instituição e daqueles que a representam é a maneira mais rápida de construir confiança, restaurar um relacionamento tenso e motivar os funcionários.

O grande segredo para aumentar o envolvimento de seus colaboradores é agir de maneira correta e adotar soluções relativamente simples. Por exemplo, uma pesquisa realizada em Minas Gerais mostra que, dentre os principais fatores que influenciam talentos nas empresas estão a oportunidade de crescimento, a qualidade de vida e valores alinhados aos da empresa.

Isso vai totalmente ao encontro da ideia de se focar no engajamento de equipes. Quando você conseguir fazer com que esse envolvimento aconteça de maneira real e natural, certamente sua empresa poderá vivenciar grandes ciclos de prosperidade.

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