Benefícios de incentivar o uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho - Audaz

Blog » Conteúdos Gratuitos » Benefícios de incentivar o uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho
← Voltar

Benefícios de incentivar o uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho

8 de novembro de 2018

Benefícios de incentivar o uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho

A promoção de benefícios à saúde e bem-estar dos colaboradores é uma tendência no mundo todo. Diante disso, é preciso incentivar práticas mais saudáveis e sustentáveis em sua organização. Entre as diversas opções disponíveis atualmente, o uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho merece destaque.

Até porque, essa atitude é capaz de proporcionar vantagens importantes para indivíduos, sociedade e até mesmo para o meio ambiente.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre esses benefícios e o que sua empresa precisa fazer para implementar esse hábito entre seus funcionários. Acompanhe!

Benefícios para os funcionários

Pessoas que usam a bicicleta como transporte para ir ao trabalho fazem parte de um grupo privilegiado. Afinal, o uso de carros particulares e do transporte público envolve uma série de questões desagradáveis, como o longo tempo de deslocamento e altos custos com combustíveis e passagens.

Então, veja, a seguir, quais são os principais benefícios dessa prática, começando pelo ponto de vista dos funcionários.

Aumento na qualidade de vida

De acordo com um estudo realizado com cerca de 3,5 mil pessoas na Europa, andar de bicicleta reduz o estresse e o sentimento de solidão. Elas perceberam uma melhora significativa na saúde e no bem-estar.

Além disso, elas se tornam parte de uma comunidade: a dos ciclistas. Sendo assim, a tendência é mudar o estilo de vida e adotar outras atitudes mais saudáveis, como mudanças na alimentação, por exemplo.

Aumento da produtividade e motivação

A prática regular de atividade física ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Com isso, os novos ciclistas chegam com a energia renovada para trabalhar. Essa questão interfere diretamente na produtividade e motivação deles.

Ademais, colaboradores entusiasmados contaminam sua equipe. Então, pode ser percebida uma melhoria no clima organizacional e na qualidade do trabalho realizado por todos. Começa com poucos, mas logo alcança toda a empresa.

Facilidade no acesso ao trabalho

O trânsito é um lugar estressante e cada dia mais cheio. Inclusive, esse era um problema exclusivo de grandes cidades, mas já começa a atingir localidades menores. O uso das bicicletas como meio de transporte ajuda a fugir de todo esse caos.

Além disso, ele elimina situações secundárias, como encontrar vagas para estacionar ou ficar mais de meia hora esperando o ônibus passar.

Benefícios para a empresa

Agora, vamos conferir o que a empresa ganha em estimular o uso da bicicleta pelos seus colaboradores.

Redução de custos

Quando pensamos em custos relacionados ao vale-transporte ou auxílio combustível a primeira coisa que vem à mente são os valores diretos. Mas a economia vai muito além do carregamento de cartões de benefícios.

A melhoria proporcionada na saúde dos colaboradores pode reduzir o uso do plano de saúde e reduzir o absenteísmo. Tanto pela redução nas faltas por idas ao médico, quanto pelas provocadas por insuficiência de saldo.

Aumento da produtividade e engajamento

Esse é um benefício compartilhado entre o indivíduo e a organização. Afinal, pessoas motivadas e engajadas são mais felizes, ao mesmo tempo que produzem mais e com melhor qualidade.

Além disso, elas contagiam sua equipe que, por sua vez, espalha essa onda positiva para os demais departamentos e equipes.

Melhoria na imagem da empresa

A forma como sua empresa lida com seus funcionários é avaliada pelo mercado. Clientes e concorrentes estão sempre monitorando seu posicionamento frente a diversas questões. A responsabilidade socioambiental é uma delas.

Dessa forma, esse incentivo ajuda a mostrar que o negócio se preocupa com seus colaboradores, sua comunidade e com o meio ambiente. Inclusive, a ponto de tomar medidas que mudem o cenário atual.

Benefícios para a mobilidade e o meio ambiente

Além das vantagens proporcionadas à organização e seus funcionários, a adoção da bicicleta como transporte para ir ao trabalho afeta a cidade sob dois pontos principais, que vamos detalhar a seguir.

Menos carros nas ruas

As cidades não estão preparadas para a quantidade de novos carros que surgem todos os dias nas ruas. Com isso, um caos se instaurou no trânsito e muitos problemas derivam dessa situação.

As bicicletas ajudam a reduzir a quantidade de veículos trafegando, principalmente nos horários de maior movimento. Assim, apenas quem realmente necessita desse meio pode usufruir das vias de forma mais confortável e menos agressiva.

Menor incidência de CO2 no ambiente

Os carros estão entre os principais poluidores da atmosfera terrestre. Para se ter uma ideia, na Inglaterra, uma mãe luta na justiça para provar que a causa da morte de sua filha de 12 anos foi a poluição do ar da cidade.

Isso mostra o quão grave é a situação atual no mundo todo, e como é urgente que providências sejam tomadas. Logo, quanto menos carros na rua, melhor para a atmosfera e para a nossa saúde.

Providências de incentivo

Todos os benefícios citados até aqui são muito atraentes e relevantes. Entretanto, uma empresa que almeja incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte pelos seus funcionários precisa oferecer um sistema que dê suporte à ideia.

Dessa forma, é importante ter um bicicletário e uma estrutura de vestiários e armários para que as pessoas possam se recompor após o exercício. Vale ressaltar que algumas podem vir de distâncias maiores.

Para além das questões relacionadas à infraestrutura, existem outras formas de incentivar os colaboradores a adotar não apenas as bikes, mas também outras formas alternativas de transporte para o trabalho.

Uma delas é criando um sistema de pontuação que premie aqueles que se envolverem nessas questões. Assim, além das vantagens diretas, eles terão uma motivação adicional para participarem dessa mudança em seus hábitos.

Concluindo, o incentivo ao uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho garante uma série de benefícios, não apenas para sua empresa, como para os funcionários e toda a comunidade no entorno. Além disso, é uma excelente oportunidade para fazer algo de positivo para o futuro do meio ambiente.

Se você gostou deste texto e está buscando formas de reduzir os gastos com vale-transporte, nós temos um conteúdo de grande ajuda. Então, não deixe de ler nosso e-book sobre o assunto.