Cloud no RH: confira 6 vantagens do armazenamento em nuvem! - Audaz

Blog » Recursos Humanos/DP » Cloud no RH: confira 6 vantagens do armazenamento em nuvem!
← Voltar

Cloud no RH: confira 6 vantagens do armazenamento em nuvem!

9 de janeiro de 2019

Cloud no RH: confira 6 vantagens do armazenamento em nuvem!

Os profissionais de recursos humanos lidam com várias funções importantes, como recrutamento, integração, gerenciamento de desempenho e administração de dados cadastrais de funcionários. E uma característica comum a grande parte dessas atividades é que elas são pesadas em termos de processamento de dados. Exatamente por isso, o cloud no RH torna-se um elemento central no que diz respeito à evolução desses processos.

Até a chegada de soluções baseadas em nuvem, havia uma necessidade direta do envolvimento dos gestores e líderes nas operações, porque era comum a utilização de diversas soluções não integradas, que funcionavam como uma colcha de retalhos. Então, ao invés de gerenciar as atividades em si e pensar em termos estratégicos, os gerentes acabam atuando como controladores desses sistemas.

Isso acarretava em uma série de problemas relacionados a dados, além de baixa eficiência nos processos. Sem falar nos altos custos de desenvolvimento e manutenção desses sistemas de TI, que exigiam uma quantidade considerável de colaboradores dedicados.

O cloud no RH propiciou inúmeros benefícios, que passam por gastos mais baixos com a operação e manutenção do sistema e requisitos mais simples da área de tecnologia. Agora, pensando nos processos específicos do gerenciamento de pessoas, conheça seis importantes ganhos propiciados pela utilização da armazenagem de informações na nuvem.

1.   Recrutamentos mais eficientes

Dentre as principais funções do departamento de RH estão o recrutamento e a integração de profissionais. São atividades que exigem muito dos recursos computacionais, pois envolve o processamento de currículos, o agendamento de entrevistas, o agrupamento de feedbacks para os candidatos e a matriz de treinamentos iniciais.

Durante anos, essas atividades foram realizadas de forma manual ou usando planilhas e softwares não integrados, o que gerava inúmeros erros, confusões e situações fora de sincronia.

As empresas podem evitar muitas dessas ineficiências usando soluções baseadas em nuvem, que são projetadas para que a maior parte da computação aconteça nos servidores online, de maneira bem mais eficiente. Ao empregar uma solução de RH utilizando a cloud podemos, por exemplo, implantar o rastreamento centralizado para candidatos, desde o recebimento até a triagem, passando pelo agendamento de entrevistas e as devolutivas.

O uso de software baseado em nuvem também oferece análise de dados de alta qualidade. Por exemplo, para fazer análises de benchmarking em relação aos salários, informações relacionadas ao último empregador dos candidatos ou mesmo em que faculdade eles estudaram. A compilação dessas informações permite tirar conclusões sobre a relação entre antecedentes do candidato e período de retenção na empresa.

2.   Funcionários mais satisfeitos

Mais um grande avanço que as soluções de RH baseadas em nuvem podem criar ao automatizar os processos pesados ​​de dados é liberar os colaboradores da execução de tarefas extremamente burocráticas. A lista de tais tarefas é extensa. Inclui submissões de horários, licenças, avaliações de desempenho, atualizações de dados cadastrais como endereço e contatos de emergência, recolhimento de tributos, além da disseminação de políticas de segurança da informação.

Ao ativar essas atividades via software em nuvem, sua empresa elimina toneladas de papel, reduz erros e inconsistências. Com isso, melhora a satisfação dos funcionários e a eficiência dos negócios como um todo. A automação baseada em nuvem tem um impacto direto na redução de atrito e conflitos.

3.   Fortalecimento do employer branding

A maioria das empresas enfrenta hoje uma disputa muito ferrenha e constante por talentos em várias frentes. Isso faz com que haja uma série de ações que visa um posicionamento no mercado capaz de tornar a instituição desejada pelos profissionais com mais potencial.

Cada pequena vantagem que você conseguir obter pode ser um grande diferencial. Quando se toma a decisão de optar pela implantação de uma solução de RH baseada em cloud, ela consegue se destacar de várias maneiras.

É uma forma de sinalizar para investidores, clientes, fornecedores, mídia e o público em geral que você é um player que precisa ter sua relevância reconhecida, pois demonstra uma visão de crescimento futuro. Haverá claro fortalecimento de sua marca e da reputação que consequentemente ocorre.

4.   Segurança de dados

As empresas que contratam fornecedores de serviços de nuvem pela primeira vez tendem a ser muito cautelosas quanto à segurança de seus dados nas mãos de um terceiro. Ainda mais falando de informações relacionadas ao RH, que são sensíveis à privacidade já que contêm questões demográficas e financeiras dos colaboradores.

O fato é que os aspectos da segurança de dados podem ser muito bem atendidos por um fornecedor quando você contrata alguém de renome e com boas referências para implantar uma solução de RH baseada em nuvem.

O ponto principal é que os softwares em nuvem são projetados para segurança desde o início, com aplicativos e dados criptografados. Também se ressaltam o gerenciamento e restrição de acesso físico, com as permissões baseadas em perfis identificados, de forma que possam ser rastreados. Ou seja, você saberá exatamente quem acessou cada informação e com qual finalidade.

5.   Avaliações de desempenho em tempo real

Uma das principais obrigações dos profissionais de recursos humanos é conduzir as avaliações de desempenho dos demais funcionários. Esse processo antigamente envolvia uma quantidade absurda de papéis e formulários, levando um tempo enorme para se concluir a coleta dados.

Com as soluções de cloud no RH, o desempenho do funcionário é monitorado em tempo real. As análises de dados são feitas de forma rápida, geralmente aproveitando painéis e relatórios integrados ou até mesmo por meio do estudo de tendências, mediante machine learning. Isso ajuda os gestores de pessoas a implantar suas ações com muito mais assertividade e de um modo bem mais ágil.

6.   Maior engajamento de funcionários

Os sistemas de RH em nuvem, que aproveitam o big data e a tecnologia móvel, podem ser usados para envolver os funcionários. Por exemplo, em questão de minutos, o RH envia uma pesquisa via smartphone entre os funcionários sobre como a empresa deveria lidar com determinada situação.

A falta de conexão com funcionários era uma preocupação constante até bem pouco tempo. Sem dúvida, um dos principais pontos de aprendizado do RH ao longo da última década é que o envolvimento dos funcionários é uma fonte importante de vantagem competitiva.

Na verdade, o engajamento gera altos níveis de satisfação do cliente, o que é importante para o negócio como um todo. Engajar os funcionários e dar a eles um canal seguro onde eles podem se manifestar é uma grande ajuda para a retenção de talentos e para garantir que todos façam o que precisa ser feito.

O cloud no RH traz inúmeros benefícios e é uma solução ideal principalmente para empresas em que é necessário gerenciar um grande volume de dados. Além de ganhar com a redução de custos e de erros, a utilização de soluções baseadas em nuvem também é capaz de fornecer diversos diferenciais competitivos e tornar mais simples a busca pelo sucesso do negócio.

Se este artigo foi importante para você, então descubra agora quais são as principais tecnologias disponíveis para ajudar no processo de gestão!